Rua: Gui Saad Salomão, 880, Parque Ribeirão Preto, Ribeirão Preto, SP, Brasil, CEP: 14031-430 - Tel: (16) 3919-0723
www.obreirosdobemrp.org.br - obreirosrp@gmail.com

SERVIÇO DE CONVIVÊNCIA E FORTALECIMENTO DE VÍNCULOS

 

Devidamente credenciada e inscrita no Conselho Municipal de Direitos da Criança e do Adolescente e no Conselho Municipal da Assistência Social, a instituição integra a rede socioassistencial do município atuando na Proteção Social Básica da Política de Assistência Social ofertando o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) para crianças e adolescentes de 06 a 15 anos.

Este serviço organiza-se de modo a ampliar trocas culturais e de vivências, desenvolver o sentimento de pertença e de identidade, fortalecer vínculos familiares e incentivar a socialização e a convivência comunitária, com foco na constituição de espaço de convivência, formação para participação e cidadania, desenvolvimento do protagonismo e da autonomia das crianças e adolescentes, a partir dos interesses, das demandas e das potencialidades dessa faixa etária.

Atualmente são atendidos 150 crianças e adolescentes, que recebem duas refeições diárias, participam de atendimento psicossocial, de grupos socioeducativos e frequentam variadas oficinas como música, dança, artes, esportes, culinária e tear.

Além do atendimento diário às crianças e adolescentes, as famílias também recebem atendimento da equipe técnica, participam de reuniões, palestras e atendimentos individuais.

PROFISSIONALIZAÇÃO

 

Através de recursos obtidos por meio de doações de pessoas físicas e jurídicas e de eventos beneficentes, a Associação conseguiu concluir a construção de uma cozinha industrial totalmente equipada e dentro das normas da ANVISA.

No final de 2013, foi assinado um convênio com o SENAC – Ribeirão Preto – SP.

Com esta parceria, a instituição ofertou os cursos de Auxiliar de Cozinha Auxiliar Administrativo, Auxiliar de Escritório, Manicure e Pedicure, Empreendedorismo, Costureira(o) e Operador de Computador, capacitando 220 pessoas para o mercado de trabalho.

Em 2016, devido a grande procura da população por novos cursos, foi novamente firmada a parceria com o SENAC e pudemos formar mais duas turmas no curso de Auxiliar de Cozinha, capacitando assim uma população que encontra dificuldades com o custeio de seus estudos e também de locomoção, pois geralmente os cursos não acontecem nos bairros periféricos.

ACOLHIMENTO FRATERNO

 

Diariamente acontecem atendimentos a adultos e famílias do Complexo Parque Ribeirão Preto através da distribuição de sopa, orientação e encaminhamento aos serviços municipais e governamentais.

Aos sábados, das 08h30 às 11h a Associação recebe a comunidade e oferece orientação e convivência comunitária.

As crianças são separadas por faixa etária, em 3 salas, onde recebem orientações de cidadania, fazem trabalhos manuais, cantam, brincam, fazem recortes e pinturas, recebem noções de higiene.

Os adolescentes participam de atividades esportivas na quadra e no campo de areia.

Os adultos recebem noção de cidadania, são orientados sobre seus direitos. São realizadas duas palestras de caráter religioso, porém ecumênicas.

É feito abordagem sobre drogas, formas de prevenção, entre outros.

Semanalmente profissionais das áreas de saúde e psicologia, dão orientação ao grupo de gestantes cadastradas.

No final das atividades é servido um café da manhã e há também distribuição de alimentos conforme disponíveis no estoque da Associação.

Todas as atividades são desenvolvidas por voluntários.

PADARIA

 

A Padaria da Obreiros do Bem está preparada para a realização de Coffee Breaks nos mais diversos tipos de eventos. Além da venda de produtos como os famosos petit fours, compotas, cestas artesanais e muito mais!

São produtos elaborados com qualidade, carinho e preço justo. E além de tudo isto, a certeza de estar contribuindo para a continuidade do trabalho social que a Obreiros realiza há mais de 35 anos.

Conheça: www.paoeartedobem.com.br 

Acolhimento sábado